TV canal

próxima emissão, 2018 – 13 agosto:

comemoração aos 04 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa: PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil – *ProLiSaBr*, vinculado ao CNpQ e ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (*IELACHS*) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Siga este link para fazer a sua inscrição e para gerar o certificado – ou direto no evento no auditório Safira a partir das 17:45. Inscrições gratuitas.

O Grupo de Estudos e Pesquisa: PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil – ProLiSaBr criado em 2014 tem enfatizado a importância de estudos, debates, projetos de pesquisa, extensão e produção de conhecimentos articulando a literacia para a saúde e a educação popular em saúde, comunicação em saúde e promoção da saúde. A discussão sobre a literacia para a saúde ainda é uma proposta embrionária no Brasil e por isso o Grupo PROLISABR propõe atividades como capacitação e conferência para ampliar os espaços de discussão e reflexão acerca da temática bem como dar visibilidade às produções, estudos e pesquisas do grupo prolisabr ao longo dos 4 anos de sua criação.

O evento A literacia para a saúde como estratégia para a promoção da saúde. 4 anos do grupo PROLISABR tem como objetivos:
– possibilitar a socialização das atividades e produções do grupo PROLISABR ao longo de 4 anos
– promover espaço de capacitação de profissionais, docentes e discentes acerca da literacia para a saúde
– fomentar e ampliar espaços de debates e produção científica acerca da literacia para a saúde com vistas à ampliação das ações e políticas de educação popular em saúde e de promoção da saúde.

PROGRAMAÇÃO

18:00 – inscrições
18:30 – Abertura
19:00 – 19:45: Conferência: INTERNET E EMPODERAMENTO: O advento do expert patient.
prof. Dr. André Faria pereira Neto – Graduado em História. Doutor em Saúde Coletiva. Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, coordenador do “Laboratório Internet, Saúde e Sociedade” (LAISS) vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria (CSEGSF). É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde oferecido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz.
19:45 – 20:00 – discussão
20:00 – 20:15 intervalo
20:15 – 21:15 : conferência: A literacia para a saúde como estratégia para a promoção da saúde : avanços e desafios
Prof. Dr. Luis Saboga-Nunes – Sociólogo ,Doutor em Saúde Pública. Docente na Universidade NOVA de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública ( Portugal) e Professor Associado do Instituto de Sociologia da Universidade de Educação de Freiburg ( Alemanha). Líder da Rede PROLISA (PROmoção da LIteracia para a SAúde na Lusofonia).
21:15 – 22:00 – discussão

22:30: Encerramento

 

 

 

 

 

 

follow us live . siga-nos ao vivo . emissão síncrona do canal TV Literacia Saúde

memorabilia

  • 17 março 2017 (9:00 – 17:00) (hora Berlin, Alemanha)
    Health Inequalities XII: Closing the Gap in Health Inequalities – Quo vadis? Armut und Gesundheit 2017 Der Public Health-Kongress in Deutschland

  • 6 dezembro 2016
    (14:00 – 17:00) (hora Lisboa, Portugal)
    Seminário – Comemoração dos 30 anos da Carta de Ottawa16_12_06_programa_ottawa2016insa@ Auditório do Instituto Ricardo Jorge | Lisboa
  • 10 novembro 2016
  • (08:30 – 12:00) (hora Viena, Austria) Pre-conference thursday 10 november 2016 (08:30 – 12:00)  Austria Center Vienna (ACV)   Operationalizing health promotion on the life course through the health literacy approach: where we stand 30 years after Ottawa?  The tool kit of the salutogenic blueprint in the operationalization and measurement of health literacy in childhood and adolescence.  @ the 9th European Public Health Conference
    All for Health, Health for All   9 – 12 November 2016  – European Public Health Conference Foundation, the European Public Health Association (EUPHA)
    Literacia para a saúde: compreendendo seu alcance, objetivos, metodologia e contribuição no contexto da promoção da saúde
  • 8 de agosto
    às 19h (hora Rio de Janeiro) – Curso de Inverno Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM – sessão 1

O grupo PROLISA (Rede Lusófona para a PROmoção da LIteracia para a SAúde) e o seu congénere inscrito no CNPq, ProLiSaBr – PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil –  acolheram várias atividades nesta conferência  contribuindo assim para construir o conhecimento no âmbito da temática da Literacia para a Saúde (LS) na Lusofonia:

  • (22 maio) Room 18: 10.00 – 12.00h / Course – Pre Conference – Taking the Global Health Literacy Agenda into the Portuguese speaking communities (language: Português) – PORTUGUESE
    Coordinator: Luis Saboga-Nunes (Portugal); Rosane Aparecida de Sousa Martins (Brasil)
    Mesa de discussão – Coordenadora: Edna Aparecida de Carvalho Pacheco

video#1 10:00 abertura
video#2 10:10 – 10:30: Luis Saboga-Nunes – Literacia para a saúde na lusofonia (questões introdutórias, conceitos, signos, significados e significantes) (Rede Lusófona para a Promoção da Literacia para a Saúde, CISP, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa)
video#3 – 10:30 – 11:30:  Formação contínua de Professores – 
Darclé Cardoso – RUFB, Sta Catarina / Roselita Selbold – UFSC, Florianópolis/Santa Catarina
video#4 – Marta Regina Farinelli – UNESP-Franca/São Paulo;
video#5 – Rosane A de Sousa Martins – Literacia para a saúde: experiências no Brasil (UFTM – Uberaba-MG)

2016 – Lisboa – Portugal

Explorando a hermenêutica da literacia para a saúde em Portugal (HLS-EU-PT) – Workshop: Literacia e Comunicação em Saúde   Luis Saboga-Nunes (Rede Lusófona para a Promoção da Literacia para a Saúde, CISP, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa) – Organização: NOVA Saúde, Reitoria na Universidade NOVA de Lisboa, (5 de Abril 2016)

2015 – Berlin – Alemanha

The Impact of the Salutogenic Paradigm on the Health Literacy Meaning   Luis Saboga-Nunes (Rede Lusófona para a Promoção da Literacia para a Saúde, CISP, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa) (Health Literacy in Childhood and Adolescence as a Target for Health Promotion and Primary Prevention:  (HLCA), Kick-Off-Meeting Berlin; May 7th 2015)

Media Health and eHealth Literacy in Childhood and Adolescence: A Rationale (HLCA) –  Diane Levin, Israel – Kick-Off-Meeting Berlin; May 8th, 2015)

Lisboa

2014 (IV Congresso de Saúde Pública, DGS, Lisboa, Portugal, 2-3- outubro)

Pattaya

2013 (21st World Conference on Health Promotion in Pattaya, Thailand 25-29 agosto)

Brussels

2011(22-23 november)